Campinas, SP, 30 (AFI) – A segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista Sub-23 começou com vitórias importantes fora de casa de Tanabi e Guarulhos, que já colocaram um pé na briga direta por uma das duas vagas por grupo para as semifinais. Ainda restam cinco rodadas pela frente, com confrontos em turno e returno, mas os primeiros resultados já desenham tendências e pressionam quem largou atrás.
No Grupo 4, o Tanabi confirmou sua força como dono da melhor campanha geral da primeira fase e derrotou o Assisense por 2 a 0, mesmo atuando fora de casa. Com esse início, o time da Noroeste Paulista desponta como favorito e tem, neste momento, mais de 60% de chance de avançar, segundo projeções matemáticas. Já Assisense, derrotado em casa, terá que buscar pontos improváveis longe de seus domínios e parte com menos de 15% de chance de reação.
A disputa entre Mauaense e Independente, que empataram por 1 a 1 em Limeira, tende a ser direta pela segunda vaga. Ambos ainda têm confrontos contra o líder Tanabi e precisam vencer os jogos contra o Assisense. Com isso, cada um tem hoje entre 30% e 35% de chance de classificação, em um cenário que deve seguir aberto até as últimas rodadas.
TEM MAIS
Já no Grupo 5, Guarulhos e Batatais foram os grandes vencedores da rodada. O time da Grande São Paulo bateu o Mauá fora de casa por 2 a 1 e, com três pontos na bagagem, larga com cerca de 65% de chance de classificação. O mesmo se aplica ao Batatais, que fez 3 a 1 no ECUS e aproveitou bem o mando no duelo inicial.
Mauá e ECUS, que tropeçaram logo na largada, terão um caminho mais árduo. Ambos somam zero ponto e ainda precisarão reverter o saldo de gols negativo. Para manter chances reais, terão que pontuar já na segunda rodada. Hoje, têm entre 15% e 25% de chance de recuperação, dependendo do desempenho nos confrontos diretos contra Guarulhos e Batatais.
As próximas rodadas devem afunilar a disputa. Cada ponto pode ser decisivo em grupos curtos e equilibrados como os da segunda fase. A margem para erro é mínima — especialmente para quem começou tropeçando.
