São Paulo, SP , 02 (AFI) – Nesta quarta-feira (02), completam-se 20 anos do histórico confronto entre Argentina e Nigéria pela final da Copa do Mundo Sub-20. Comandada por Francisco Ferraro e liderada por Lionel Messi em campo, a seleção argentina superou a equipe africana pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Messi, que àquela altura vestia a camisa 18 e iniciava sua trajetória de glórias com a camisa da seleção.
Além de Messi, a seleção argentina também contava com nomes como Sergio Agüero, Lucas Biglia, Pablo Zabaleta, Ezequiel Garay e Fernando Gago, jogadores que viriam a se destacar no futebol mundial. Messi foi o grande nome do torneio, marcando seis gols e conquistando o prêmio de artilheiro.
A conquista marcou o primeiro título de Messi com a Albiceleste. Três anos depois, ele voltaria a brilhar com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. No entanto, após esse triunfo, Messi viveu um longo período sem conquistas com a seleção principal: foram 13 anos marcados por altos e baixos e vice-campeonatos dolorosos.
TÍTULO DA COPA AMÉRICA
A virada veio em 2021, quando em pleno Maracanã, Messi liderou a Argentina na conquista da Copa América, seu primeiro título com a equipe principal. No ano seguinte, consagrado pela torcida e abraçado por seus companheiros, protagonizou uma campanha histórica na Copa do Mundo de 2022. Com sete gols e três assistências em sete jogos, foi eleito o melhor jogador do torneio e se tornou o único da história a vencer esse prêmio duas vezes (2014 e 2022).
O ciclo vitorioso seguiu em 2024, quando Messi voltou a comandar a seleção argentina, desta vez na conquista de mais uma Copa América, vencendo a Colômbia por 1 a 0 na final.
THE MESSI EXPERIENCE
Toda esta trajetória, inclusive, pode ser acompanhada de perto em São Paulo, em uma exposição imersiva sobre a vida e carreira do craque. Intitulada “The Messi Experience – A Dream Come true”, a exposição, em cartaz no Shopping Eldorado até agosto, oferece aos visitante uma oportunidade única para vivenciar a carreira do craque, desde a infância em Rosário ao título da Copa do Mundo, passando também pelos altos e baixos da carreira do craque, em especial as frustrações com a seleção argentina.
A jornada imersiva é composta por diversas instalações temáticas em que são combinadas projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, com o intuito de oferecer uma vivência única no mundo do futebol, onde os fãs poderão treinar como Messi ou interagir com ele por meio de tecnologias avançadas.
“Na ‘The Messi Experience’, o público poderá conhecer de uma maneira totalmente imersiva e interativa a história do menino que saiu de uma cidade pequena e se tornou uma das maiores personalidades de todos os tempos por sua dedicação, resiliência e valores, além da técnica, claro. É uma experiência inigualável e indispensável para todas as idades. Nela, os visitantes são convidados a fazer parte da história de Leo Messi, contada por ele mesmo com toda a emoção e detalhes”, destaca Pedro Bianco, Presidente da Dançar Marketing.
