Por Rivail Oliveira
Porto Alegre, RS, 14 (AFI) – Na noite deste sábado, teve jogão, gols e empate em Porto Alegre. No estádio Francisco Novelletto, no Passo D’Areia, São José e Barra empataram por 3 a 3, em um grande duelo entre gaúchos e catarinenses pelo G4 do Grupo A8 do Campeonato Brasileiro da Série D.
A partida foi marcada pela intensidade dos dois lados. No primeiro tempo, o placar terminou em 1 a 1, com gols de Geovane Gomez, para o Zeca, e Elvinho, para o Pescador catarinense. Ainda na etapa inicial, o São José ficou com um jogador a menos.
No segundo tempo, o Zeca fez 2 a 1 com Kayan, revelado pelo São Bento. O Barra, porém, reagiu e virou com gols de Saymon e Cléo Silva. Na base da raça, o São José buscou o empate no fim — novamente com Kayan: 3 a 3. O time catarinense ainda teve um jogador expulso nos acréscimos.
Com o resultado, o São José segue na segunda colocação da chave, com 16 pontos e quatro vitórias, atrás apenas do Joinville, que lidera com 19. O Barra vem logo atrás, em terceiro, com 14 pontos e também quatro vitórias.
LÁ E CÁ E IGUALDADE, 1 A 1
São José e Barra fizeram um bom primeiro tempo no Francisco Novelletto e foram para o intervalo empatados em 1 a 1. A partida foi bastante movimentada desde os minutos iniciais. O time catarinense começou no ataque e, aos quatro minutos, Kaíque teve uma boa chance para o Barra. Mas a resposta do Zequinha foi rápida e fatal: aos cinco minutos, Geovane Gomez recebeu cruzamento e, ao se preparar para finalizar, foi derrubado dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que o próprio Gomez cobrou e converteu, abrindo o placar para o São José aos seis minutos.
Após o gol, a equipe gaúcha passou a jogar no erro do Barra, que passou a pressionar, desperdiçando boas oportunidades — uma delas com Kaíque, aos 18, e também com Cléo Silva. Aos 21, o São José ficou com um jogador a menos: Jadson, que já tinha cartão amarelo, foi expulso por jogar uma segunda bola em campo e retardar a partida.
Com um a mais, o time catarinense aumentou a pressão. Aos 30 minutos, Fábio Rampi fez grande defesa em finalização de Cléo. Nos minutos finais, o cenário se manteve: o Barra atacando e o goleiro do São José garantindo o resultado com grandes defesas.
Mas, nos acréscimos, a insistência do Barra deu resultado. Após cruzamento da direita, Elvinho chegou batendo de primeira, sem chances para Fábio Rampi: 1 a 1, placar final da primeira etapa no Passo D’Areia.
JOGO ELETRIZANTE E EMPATE EM 3 A 3
O segundo tempo começou com o Barra pressionando. Aos dois minutos, Kayque soltou a bomba e Fábio Rampi fez grande defesa. O Zeca respondeu logo em seguida com Danielzinho, que bateu forte e assustou o goleiro. Aos oito, Renê fez boa jogada e finalizou com muito perigo.
Na base do abafa, o São José voltou a ficar na frente: após cruzamento da direita de Daniel, a defesa afastou e Kayan, revelado pelo São Bento de Sorocaba, bateu firme: 2 a 1, aos 11 minutos. Mas a resposta do Barra foi imediata. Um minuto depois, Saymon bateu forte e empatou: 2 a 2. A virada veio aos 21 minutos: Cléo Silva finalizou com estilo, no canto, sem chances para Fábio — 3 a 2 para o Barra.
O jogo seguia lá e cá. Aos 34 minutos, mesmo com um a menos e visivelmente cansado, o São José buscou o empate: novo gol de Kayan, escorando de cabeça um cruzamento da ponta esquerda — 3 a 3. O atacante ainda quase marcou o quarto nos minutos finais. Nos acréscimos, o Barra teve Lazaroni expulso. Fim de um grande jogo em Porto Alegre: empate eletrizante no Passo D’Areia.
PRÓXIMOS JOGOS
O Barra Futebol Clube volta a campo no dia 28 de junho, às 16h, enfrentando o Joinville, na Arena Barra. Já o São José joga no domingo, 29 de junho, também às 16h, contra o São Luiz, em Ijuí.
