Portuguesa-SP x Água Santa-SP – Lusa quer carimbar vaga na 2ª fase

Por: Rivail Oliveira

São Paulo, SP , 11 (AFI) – Portuguesa e Água Santa protagonizam um dos destaques da 12ª — e antepenúltima — rodada da primeira fase do Grupo A6 do Campeonato Brasileiro da Série D. O confronto entre Lusa e Netuno acontece neste sábado (12), às 17h, no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, e reúne equipes com objetivos distintos.

A Rubro-Verde paulistana lidera o grupo com 21 pontos e vive ótima fase. Uma vitória neste sábado garante classificação antecipada para a segunda fase, com duas rodadas de antecedência.

Já o time de Diadema, atualmente em quarto lugar com 15 pontos, sob o comando do recém-chegado técnico Alan Dotti, busca vencer para se manter no G4. A expectativa é de um grande jogo no Canindé.


NÚMEROS E TRAJETÓRIAS

Neste duelo paulista, a Portuguesa chega com melhores números. São 63% de aproveitamento, com 21 pontos em 11 jogos — seis vitórias, três empates e duas derrotas. A equipe marcou 16 gols e sofreu 12.

O Água Santa tem 45% de aproveitamento, com 15 pontos conquistados em 11 partidas — quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. O saldo de gols do Netuno está zerado: 15 marcados e 15 sofridos.

A Lusa viveu uma sequência de cinco jogos de invencibilidade entre a 4ª e a 8ª rodadas, interrompida na 9ª com derrota por 2 a 0 para o Pouso Alegre. Depois disso, venceu o Porto Vitória por 2 a 1 e, na última rodada, empatou sem gols com o Rio Branco, fora de casa. A vitória sobre o Água Santa neste sábado carimba a classificação antecipada.

Já o Netuno conseguiu se manter no G4 mesmo após um início irregular. Emendou quatro jogos de invencibilidade a partir da 6ª rodada, sequência interrompida na derrota por 3 a 2 para o Rio Branco, em 28 de junho. No último compromisso, dia 5 de julho, empatou em 0 a 0 com o Porto Vitória. Após o confronto contra a Portuguesa, o time enfrenta o Nova Iguaçu (casa) e o Pouso Alegre (fora).

Além da dupla, o G4 do grupo A6 ainda tem Rio Branco (17 pontos) e Maricá (16). Também seguem na briga por vaga Pouso Alegre e Nova Iguaçu (14) e Porto Vitória (13).


RETROSPECTO: VANTAGEM DO NETUNO

Segundo dados do próprio Água Santa, os clubes já se enfrentaram 18 vezes, com vantagem do Netuno: oito vitórias contra quatro da Portuguesa, além de seis empates.

No jogo do primeiro turno, disputado no Canindé, o Água Santa venceu por 2 a 1, com gols de Cesinha e João Guilherme; Rildo descontou para a Lusa. Curiosamente, em Diadema — local do confronto deste sábado — o histórico é equilibrado: três vitórias para cada lado e quatro empates.


A LUSA PARA A DECISÃO

A Portuguesa encara o jogo como uma verdadeira final. O volante Tauã comentou sobre a importância do duelo:

“É um jogo decisivo, que pode nos garantir a classificação com antecedência. Trabalhamos muito para chegar bem preparados e temos a consciência da responsabilidade que é defender essa camisa. Vamos entrar com foco total para buscar a vitória”, afirmou.

Ele também convocou os torcedores:

“O apoio vindo da arquibancada faz muita diferença dentro de campo. Quando o torcedor marca presença no Canindé, a atmosfera muda completamente e nos dá força. Contamos com cada um para nos empurrar durante os 90 minutos. Tenho certeza de que, juntos, seremos mais fortes.”

A Lusa terá o retorno do zagueiro Robson, recuperado de uma artroscopia no joelho. Ele volta a treinar normalmente e reforça a defesa, que já conta com Eduardo Biazus, Gustavo Henrique, Kauã e Alysson Dutra. No departamento médico segue apenas Hericlis. O técnico Cauan de Almeida, portanto, deve ter força quase total à disposição.

VNXNoWfg image
Foto: Divulgação/Portuguesa

ARTILHEIROS DA LUSA NA SÉRIE D

  • Cristiano (5 gols)
  • Cauari (2)
  • Tauã, Guilherme Portuga, Marcelo Freitas, Hericlis, Igor Torres e Lohan (1)

PROMOÇÕES PARA A TORCIDA

  • Sócios a partir do plano Orgulho podem levar um acompanhante gratuitamente (check-in até sexta-feira, 11).
  • Crianças de até 12 anos têm entrada gratuita mediante apresentação de documento com foto, com retirada do ingresso na própria catraca.

COMO VEM O NETUNO

Recém-chegado ao comando técnico, Alan Dotti fez sua estreia no empate com o Porto Vitória e avaliou o desempenho da equipe:

“Sabemos que nesta semana enfrentaremos uma equipe muito qualificada (Portuguesa), com grandes jogadores e estrutura. Contra o Porto Vitória, mesmo com um homem a menos desde os 20 minutos, conseguimos segurar o empate. Isso mostrou a dedicação dos atletas. Agora, o foco principal é a Série D e o acesso à Série C.”

Para o duelo, Dotti não poderá contar com Bruno Vinícius (expulso) e Rodrigo Carioca (suspenso pelo terceiro amarelo). Estão pendurados: Gabriel Vidal, Rafael Vaz, Luís Otávio, Alison, Cesinha e Felipinho.

iboWJVM6 image
Foto: Daniel Gimenes / E.C. Água Santa

ARTILHEIROS DO ÁGUA SANTA NA SÉRIE D

Eduardo Ribeiro, Rafael Vaz, Carlão, Wilian, Cesinha, Felipinho, Jota, Daniel Bahia, Jajá e Marquinhos (1)

João Guilherme (4 gols)

Source link

Leave a Comment