Campinas, SP, 11 (AFI) – A Ponte Preta tem um desafio duplo neste sábado (12), às 17h, no Estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista, pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Além de brigar diretamente pela liderança da competição, a Macaca também entra em campo para tentar quebrar um incômodo tabu: há oito anos o time não vence o São Bernardo.
Atualmente na vice-liderança da Série C, com 23 pontos, a equipe de Campinas pode assumir a ponta da tabela em caso de vitória, desde que o Caxias não derrote o Anápolis em seu confronto. Porém, mais do que sonhar com o topo, o confronto também representa a chance de encerrar uma sequência negativa diante do Tigre do ABC.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
LONGO JEJUM
O último triunfo ponte-pretano sobre o São Bernardo aconteceu em 25 de fevereiro de 2017, quando venceu por 1 a 0 na primeira fase do Campeonato Paulista. Desde então, os times se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Bernô e dois empates.
Um dos encontros marcantes foi na Copa Paulista de 2020, quando o São Bernardo eliminou a Macaca nas oitavas de final com uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1. Em 2022, nova derrota: 2 a 0 para o São Bernardo pelo Paulistão. Já no ano passado, mais um empate, dessa vez por 3 a 3, novamente pelo estadual.
Apesar do jejum recente, o retrospecto histórico ainda é favorável à Ponte: em oito confrontos, são três vitórias da Macaca, contra duas do São Bernardo e três empates.
VISITANTE INDIGESTO
Outro fator que aumenta a confiança da Ponte é o desempenho como visitante. A equipe comandada por Alberto Valentim está invicta fora de casa nesta Série C, com quatro vitórias e um empate em cinco partidas. Dos 23 pontos conquistados até aqui, 13 foram longe de Campinas, fazendo da Macaca a melhor visitante da competição.
Em entrevista coletiva, o meia Lucas Cândido ressaltou a dificuldade da partida, reforçando que, na Série C, “não existe jogo fácil”. Segundo ele, a equipe está atenta ao plano de jogo traçado pela comissão técnica e buscará pontuar de qualquer maneira.
“A Série C não tem jogo fácil. Contra o São Bernardo será outro jogaço. O professor Alberto Valentim já mostrou em vídeo o que ele tem de estratégia para o jogo. Iremos com força total para ter um bom desempenho e, se Deus quiser, sair com a vitória ou, pelo menos, com um ponto, que é muito importante para nós”, afirmou.
