Belo Horizonte, MG, 10 (AFI) – Besiktas, da Turquia, e Paris FC, da França, consultaram a situação do meia boliviano Miguelito, que pertence ao Santos e está emprestado ao América-MG.
Emprestado pelo Santos, o meia-atacante Miguelito recebeu consultas e o América-MG teme a saída do boliviano nesta janela.
O jogador foi emprestado ao Coelho em março até o fim da Série B, mas pelo destaque que vem tendo pelo clube mineiro e pela Seleção Boliviana tem recebido sondagens. Eles não ganhariam taxa de vitrine.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
DESTAQUE
O meia Miguelito vem chamando atenção no América-MG em 2025. Com apenas nove partidas, o boliviano já acumula seis participações diretas em gols, ficando lado a lado dos principais artilheiros e garçons do Coelho neste ano.

O camisa 10 já balançou as redes três vezes. Ele está na cola dos atacantes Fabinho e Willian Bigode, além do meio-campista Cauan Barros, que lideram a artilharia do time com quatro gols cada. O centroavante Jonathas, que se aposentou recentemente, também aparece com quatro tentos marcados na temporada.
AMÉRICA-MG CONTA COM MIGUELITO ENTRE OS MAIORES DESTAQUES
Além de marcar, Miguelito também se destaca nas assistências. O boliviano já deu três passes para gol, ficando atrás apenas de Fabinho e Figueiredo, que somam quatro assistências cada no elenco americano em 2025.
Essa eficiência do meia reforça a importância dele para o esquema do América-MG, que busca voos mais altos nas competições nacionais.
BOLIVIANO É VICE-ARTILHEIRO NAS ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS
O bom momento de Miguelito não se resume ao clube. Pela seleção da Bolívia, o armador é titular absoluto e vice-artilheiro das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com seis gols, ele iguala o craque argentino Lionel Messi e está a apenas um de Luis Díaz, da Colômbia, atual líder da artilharia com sete tentos. Restam ainda duas rodadas para o fim da disputa.
O clube francês subiu neste ano, mas optaram por outro jogador da posição que já estava atuando na Europa. Alguns fatores também dificultam a situação de Miguel: o passaporte boliviano, ser um jogador estrangeiro e também por ter atuado ‘oficialmente’ tarde, só após a maioridade, pois a Fifa não permite registro internacional de menor.
INJÚRIA RACIAL
Além disso, ainda aguardam definição do caso sobre uma acusação de injuria racial, que teria sido cometida no dia 4 de maio, em um jogo da Série B contra o Operário-PR.
No começo do ano, ele quase foi para o Dínamo Kiew (Ucrânia), mas teve negociação frustada por burocracia. Pela nacionalidade boliviana, o garoto precisava tirar o visto ucraniano e o visto Schengen, mas não conseguiu encaminhar com os documentos.
NÚMEROS PELO SANTOS
O país ucraniano vive guerra e o aeroporto segue fechado. Com a chegada de reforços no Peixe, Miguel perdeu espaço no time principal ainda com o técnico Caixinha.
Pelo Santos nesta temporada, atuou em quatro jogos no Paulistão. Ganhou minutos contra Ponte Preta, Velo Clube, São Paulo e Água Santa.
Ele poderia ter sido inscrito e atuado pela última Copinha da carreira, pois agora ‘estourou’ a idade para a base. No entanto, o garoto já começou a temporada dentro dos planos do profissional.
ÚLTIMO JOGO
O América-MG acabou surpreendido pelo Athletic e perdeu por 1 a 0, nesta segunda-feira à noite, dentro da Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro. Este jogo reuniu dois times mineiros num duelo inédito pela Série B.
Esta derrota quebrou uma série invicta de três jogos do América, que já começava a sonhar em se aproximar do G-4 – zona de acesso. Com 20 pontos, continua na 12º posição.
PRÓXIMO JOGO
Pela 16ª rodada, o América-MG vai sair diante do Novorizontino, terceiro colocado com 27 pontos, dia 12 (sábado) no interior de São Paulo.
