Salvador, BA, 10 (AFI) – O Fortaleza iniciou a Copa do Nordeste 2025 defendendo o bicampeonato, mas não o alcançará. Nesta quarta-feira (09), foi superado pelo Bahia por 2 a 1, dando adeus à disputa para se tornar tetracampeão e, de quebra, vendo um tabu de oito anos ser quebrado: será a primeira vez, desde 2017, que o Leão não disputará uma semifinal.
SEQUÊNCIA ENCERRADA
Na última oportunidade em que ficou de fora da referida fase, o Fortaleza sequer avançou ao mata-mata, tendo sido eliminado ainda durante a fase de grupos. No ano seguinte, o Tricolor do Pici sequer disputou o Nordestão, enquanto de 2019 a 2024 esteve presente; foram três classificações à final, ganhando todas, e outras três desclassificações.
Em 2013, o regional foi reformulado e voltou a ter chancela da CBF, com o Fortaleza disputando a semi. Entre 2014, ano que também não participou, e 2017, entretanto, os alencarinos acumularam hiato, caindo para o Sport em 2015 e também frente ao Esquadrão de Aço em 2016.

COMANDANTE MINIMIZA QUEDA
Ainda que tenha sido desclassificado, o técnico Juan Pablo Vojvoda demonstrou satisfação pela atuação de seus comandados. O argentino reconheceu o fato do Esquadrão ter conseguido controlar o ritmo do embate, durante o primeiro tempo, mas citou o crescimento de sua equipe na etapa final, dizendo ainda a necessidade de fazer correções no Fortaleza.
“Fizemos uma boa partida, com um primeiro tempo que sofremos os dois gols, mas começamos bem. O Bahia, depois, controlou o ritmo do jogo. Na segunda etapa, o time foi inteligente e não abdicou de jogar gerando o nosso gol. Considero que a atitude foi boa, mesmo tendo coisas a corrigir”, pontuou Vojvoda.
